Evento acontecerá nos dias 7 e 8 de março e visa o fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, além da melhoria do gasto público e maior efetividade das políticas públicas implementadas
O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese), em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), realizará nos dias 7 e 8 de março, em Aracaju, o 26º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – etapa Sergipe, na Universidade Tiradentes. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju e da Federação dos Municípios Sergipanos (Fames).
Os Fóruns Regionais ocorrem em diversas unidades da Federação e buscam promover maior diálogo e aproximação entre os integrantes da Rede de Parcerias, reunindo atores de diversas esferas do governo envolvidos na temática ‘transferências de recursos e parcerias da União’, com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público e maior efetividade das políticas públicas implementadas.
“O Fórum Regional é uma iniciativa que alinha ações entre Estado, municípios e União para melhorar a gestão de projetos implementados com recursos do Governo Federal. Será uma nova oportunidade para fortalecermos a governança, ampliar o diálogo e aprimorar as ações desenvolvidas no Governo de Sergipe”, destacou o secretário Especial de Representação de Sergipe em Brasília, Sérgio Reis.

O evento é voltado para servidores e membros de órgãos e entidades públicas e privadas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas de governo, envolvendo gestão e controle; organizações da sociedade civil e demais interessados no tema. As inscrições serão abertas em breve.
Para o secretário executivo da Serese, José Luciano Filho, o 26º Fórum Regional busca a cooperação entre os parceiros e melhoria das condições de vida da população. “Juntos podemos construir uma gestão mais eficiente, transparente e voltada para resultados, promovendo um futuro ainda mais promissor para o cidadão”, pontuou.
Rede de Parcerias
Com mais de 220 membros, a Rede de Parcerias, instituída pela Portaria Seges/MGI nº 4.890, de 28 de agosto de 2023, desenvolve, por meio da governança colaborativa, ações voltadas à melhoria da gestão das parcerias que envolvem colaboração mútua e interesse público e recíproco (Decreto nº 11.271/2022), e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no obrasgov.br.
A rede surgiu em 2015, a partir da necessidade de se identificar oportunidades de melhoria na gestão das transferências discricionárias e de se propor medidas para aperfeiçoar os respectivos procedimentos e normatização.