Tecnologia permitirá acesso da população a serviços pelo celular e computador
Está disponível para os 75 municípios sergipanos a Rede GOV.BR, plataforma que oferta serviços digitais com a praticidade e segurança do GOV.BR. Com isso, a população se beneficiará com serviços online e os municípios contarão com ferramentas de apoio à gestão das prefeituras. O acesso aos serviços públicos sem sair de casa é feito por meio de acesso único no GOV.BR.
Na terça-feira, 21, prefeitos e representantes de diversas cidades sergipanas participaram do 1º Webinário Rede GOV.BR, evento promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese), em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e apoio da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames).
Na oportunidade, o coordenador do Planejamento Estratégico do Governo do Estado, Júlio Filgueira, destacou a importância de momentos como esse, que buscam otimizar os serviços prestados à população. “Atividades como essa nos oferecem elementos para maior reflexão, engajamento e motivação dos gestores, suas equipes e estruturas em que atuam. Não sairemos do zero ao cem em um salto único, mas buscaremos isso passo a passo, mapeando processos, fortalecendo nossa carta de serviços digitais e preparando nossas equipes. É um acúmulo de informações e conhecimentos gradativos. A transformação digital não é apenas implementar novas tecnologias, é pensar na transformação das pessoas e de como os serviços podem ser disponibilizados com eficiência ao cidadão”, pontuou.

A administração da plataforma é realizada pela prefeitura de cada cidade que aderir à tecnologia, com recursos tecnológicos integrados à plataforma GOV.BR, para garantir total autonomia sobre a gestão da ferramenta e dos serviços.
Durante o Webinário, Adalberto Sávio Rodrigues, especialista em Gestão de Projetos ligado à Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, explicou os benefícios da adesão à Rede GOV.BR e falou da importância em disponibilizar serviços de forma remota à população. “Sergipe conta com cinco cidades que já fazem parte da Rede GOV.BR, incluindo a sua capital Aracaju e totalizando 729.062 cidadãos. Ao aderirem à Rede GOV.BR, os demais municípios poderão acessar de forma gratuita ferramentas das plataformas digitais do GOV.BR, incluindo as soluções do acesso GOV.BR, da Assinatura Digital e da Prova de Vida, além de metodologias, capacitação técnica e produtos que facilitarão a oferta de serviços digitais aos seus cidadãos”, mencionou.
A adesão à Rede GOV.BR é simples, 100% digital, e deve ser realizada pelo prefeito na Plataforma Rede GOV.BR (https://plataforma.rede.gov.br). Também permite ao município acessar uma ferramenta de autodiagnóstico e de elaboração de plano de ação para a transformação digital. Para Gleidson Oliveira, superintendente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), o Webinário é uma oportunidade para alinhamento de informações. “A adesão à Rede GOV.BR tem a finalidade de possibilitar o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas relacionadas à temática de serviços digitais no setor público. Esse momento foi importante para que as prefeituras estejam cientes das possibilidades que a plataforma disponibiliza”, ressaltou.
Novos encontros
Durante o Webinário, Luciano Filho, secretário-executivo da Serese, ressaltou que outros encontros neste sentido poderão ocorrer para reforçar aos municípios a importância da plataforma no cotidiano da gestão municipal. “O Governo de Sergipe pretende continuar incentivando os municípios a fazerem parte da Rede GOV.BR e inclusive trazer a experiência prática das cidades que já estão utilizando a ferramenta. Nosso objetivo é aperfeiçoar a oferta gratuita e rápida de serviços aos cidadãos. Ficamos satisfeitos com a participação dos prefeitos e demais gestores nesta primeira reunião, mas já estamos pensando nos próximos encontros”, finalizou.






