Secretário-Executivo Luciano Filho visita exposição de artesanato goiano

Feira Goiás Feito à Mão acontece até o dia 9 de maio na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF

Fotos: Júlio Dutra – Ascom/Serese

O secretário-executivo da Secretaria Especial de Sergipe em Brasília, Luciano Filho, participou nesta terça-feira (07), da 5ª edição da feira Goiás Feito à Mão, que acontece até o dia 9 de maio no Salão Negro da Câmara dos Deputados. Na oportunidade, ele esteve acompanhado do chefe do gabinete da Secretaria Especial de Representação de Goiás em Brasília, Renatho Melo.

Reconhecido como importante pilar na valorização da cultura e tradições goianas, o artesanato local receberá investimentos no valor de R$ 2,4 milhões do Governo de Goiás durante 2024. O projeto de difusão e comercialização inclui realização de quatro edições da feira Goiás Feito à Mão; participação em feiras nacionais; divulgação em eventos como o Natal do Bem; e ainda o mapeamento que resgata e apoia artesãos em todas as regiões do estado.

Indo para a quinta edição, a feira Goiás Feito à Mão tem a primeira ação deste ano no Congresso Nacional, de 7 a 9 de maio, no Salão Negro da Câmara dos Deputados. No formato completo, com exposição e comercialização de artesanato, área de alimentação e espaço kids, serão três edições no Centro Cultural Oscar Niemeyer, nos meses de junho, agosto e novembro.

“Goiás Feito à Mão é um importante espaço que o artesão tem. Antes dessa gestão, tudo era feito por conta própria, era tudo muito mais difícil”, conta Malaquias Belo, artesão reconhecido pelas rabecas que produz, um instrumento semelhante ao violino feito com um tipo de madeira usada pelos antigos caboclos para fabricá-lo.

Divulgação nacional

As feiras nacionais também agregam reconhecimento e valor ao artesanato produzido em Goiás. Com apoio do Governo de Goiás, artesãos e mestres artesãos selecionados em editais vão participar do Salão do Artesanato (maio), em Brasília (DF); da Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte (junho), em Olinda (PE); e da Feira Nacional de Artesanato e Cultura – Fenacce (setembro), em Fortaleza (CE). Uma quarta ação em evento nacional está com calendário a definir.

O projeto de artesanato para 2024 inclui ainda quatro rodadas de mapeamento pelos municípios goianos, um trabalho minucioso que investiga a produção até então anônima ao grande público, resgata esses artesãos e formaliza o trabalho junto ao Sistema de Artesanato Goiano (SAG) e Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Essa é a forma de fazer chegar até a ponta as políticas públicas de apoio ao segmento.

Última atualização: 8 de maio de 2024 12:45.