Fotos: Júlio Dutra
Em Brasília, gestores de Sergipe visitaram obras do Programa Renova-DF, que gera oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social
Com o objetivo de conhecer o funcionamento do Programa Renova-DF, o secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Sergipe, Jorge Teles, e o secretário-executivo da pasta, Rafael Melo Tavares, estiveram nesta terça-feira, 30, reunidos com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) em Brasília. Na oportunidade, a superintendente da Secretaria Especial de Representação de Sergipe em Brasília (Serese), Jacqueline Caldeira, também participou do encontro.
Realizado pelo Governo do Distrito Federal, em parceria com o Senai-DF, o Renova-DF é um Programa que se mantém continuamente desde 2021, com mais de 1,6 mil equipamentos revitalizados durante os cursos. O programa busca atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, como desempregados, imigrantes, pessoas em situação de rua e egressos do sistema prisional. Os estudantes aprendem a noção básica na área de construção civil, com aulas de forma presencial. Durante o período de estudos, eles recuperam espaços públicos da cidade, como praças, parques, quadras poliesportivas, campos sintéticos de futebol, viadutos etc.
Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Sergipe, Jorge Teles, a iniciativa é vista como uma boa prática e precisa ser conhecida. “Estamos sempre buscando as melhores práticas e Programas desenvolvidos em outros estados e que deram certo. O Programa Renova-DF qualifica pessoas, insere no mercado de trabalho e entrega, ao final do processo, uma obra pública revitalizada. É um modelo promissor, que promove a inclusão social. Então, estamos coletando dados, informações e é uma iniciativa que pode ser futuramente implementada em Sergipe”, pontuou.
Na opinião da instrutora do Senai-DF, Celina Amaral, o programa transforma a vida dos alunos. “Alguns seguem para o mercado de trabalho e outros relatam que realizam obras em casa, na igreja, em locais que eles frequentam. Então, para nós, é muito gratificante ver a possibilidade de geração de emprego e renda para essas pessoas que estão sendo preparadas de forma qualificada. E essa ação também é positiva para a economia do Governo do Distrito Federal”, declarou.
Para o curso de três meses, os alunos recebem uniforme, equipamento de proteção individual, lanche e uma bolsa benefício, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais. Ao fim das aulas, é entregue a certificação aos aprovados.
De acordo com a superintendente da Serese, Jacqueline Caldeira, o Programa Renova-DF é uma ação de inclusão socioprodutiva de referência e que tem uma política afirmativa forte. “Aqui no Distrito Federal, a maior parte dos selecionados é composta por alunas do público feminino, mulheres que são inclusive chefes de família. Precisamos acreditar no potencial das pessoas, apresentar oportunidades e mudar a história delas para melhor, garantindo dignidade e oportunidades de emprego. Seria uma iniciativa muito positiva para Sergipe”, finalizou.